AÇO INOX 304-18/8


Conheça do que são feitos nossos produtos

Aço inox é o termo empregado para identificar uma família de aços contendo no mínimo 10,5% de cromo, elemento químico quegarante ao material elevada resistência à corrosão. Distribuído de forma homogênea por todo o inox, o cromo, ao entrar em contatocom o oxigênio do ar, forma uma camada fina, contínua e resistente de óxido sobre a superfície do aço, protegendo-o contra ataquescorrosivos do meio ambiente.

Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, essa película é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que se adiciona mais cromo à mistura. Mesmo quando o aço sofre algum tipo de dano, sejam arranhões, amassamentos ou cortes, o oxigênio do ar imediatamente combina-se com o cromo, formando novamente o filme protetor.

Mas outros elementos adicionados ao inox - níquel, molibdênio, vanádio e tungstênio - também elevam a resistência desse aço à corrosão, além de garantirem ao produto múltiplas aplicações. A seleção correta do tipo de inox e de sua superfície de acabamento são importantes para assegurar uma longa vida útil ao material.

Aços inoxidáveis são ligas (combinação de dois ou mais elementos químicos, obtida através de fusão de compostos), contendo:

  • Ferro
  • Baixos teores de carbono
  • No mínimo 10,5% de cromo e
  • No máximo 30% de níquel e
  • Outros elementos em menores porcentagens, como por exemplo, o carbono.

Para determinados usos, os teores de cromo podem ser aumentados e outros elementos tais como o molibdênio, nióbio, titânioe nitrogênio são adicionados, visando atender as necessidades específicas dos usuários.

Os aços austeníticos (como o 304 18/8 utilizado nos produtos WG)* são ligas de ferro, cromo (17 a 25%) e níquel (7 a 20%).No caso específico do aço 304-18/8 está liga é de 18% de cromo e 8% de níquel)*.

Os aços austeníticos possuem as seguintes características:

  • Elevada resistência à corrosão.
  • São adequados para trabalho a elevadas temperaturas (até 925° C).
  • São adequados para trabalho a baixas temperaturas (inclusive aplicações criogênicas - abaixo de 0°).
  • Não são magnéticos.
  • Os aços inoxidáveis são populares devido a sua habilidade única de auto-proteção, combinada com muitas características adicionais, incluindo a resistência à corrosão, resistência mecânica e a grandes variações de temperatura.

Os aços inoxidáveis também são:

  • Higiênicos
  • Fáceis de serem limpos
  • De fácil manutenção
  • 100% recicláveis
  • Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
  • Relação custo/Benefício favorável
  • Baixo custo de manutenção

São ofertados com várias composições químicas, acabamentos superficiais e dimensões para cobrir as mais variadas aplicações,como:

Indústria alimentícia: de fácil limpeza, o aço inox assegura melhores condições higiênicas, o que garante a sua larga utilização nas indústrias de bebidas e alimentos. As exigências de qualidade na prestação de serviços vêm ampliando o espaço do inox em lanchonetes, bares e restaurantes. O material deixa de ser visto apenas em panelas, pias e fogões para ganhar também as paredes e balcões.
Bens de Consumo Duráveis: a beleza, aliada à resistência, garante a presença do inox em produtos como geladeiras, fogões,máquinas de lavar roupas, lava-louças, fornos de microondas, fornos elétricos e outros bens de consumo duráveis. Seguindo uma tendência européia, o inox começa a ser aplicado, também, no revestimento dos eletrodomésticos nacionais.

O nosso aço inoxidável austenítico AISI 304-18/8

O aço inoxidável austenítico não é magnético, sendo facilmente conformado a frio, apresentando excelente resistência à corrosão devido à adição do níquel. O aço inoxidável austenítico denominado AISI 304 que possui 18 partes de cromo e 8 partes de níquel, é o mais utilizado para acabamentos e equipamentos de cozinhas profissionais.
O cromo ao entrar em contato com o oxigênio do ar forma uma fina e muito resistente camada de óxido em toda a superfície do aço inoxidável, protegendo-o de qualquer ação agressiva, como cortes, amassamentos ou arranhões. Quando estes ocorrem esta película forma-se novamente protegendo o material contra a ação dos meios agressivos.Mas, esta película apesar de muito resistente não é indestrutível, e exige alguns cuidados especiais para que suas características originais se mantenham inalteradas. Qualquer fator que impeça a formação dessa película promoverá a corrosão: óleo, marcas de mãos sujas,contaminantes suspensos no ar ou na água, poeira, cristais de sal ou qualquer outro bloqueio ao acesso do oxigênio à superfície do metal. Conforme a Acesita, o aço inoxidável possui várias condições e características que favorecem o seu uso (CATÁLOGOACESITA, 2000).

  • Ambientes onde são exigidas condições higiênicas rigorosas, pois possui um baixo índice de retenção de partículas;
  • Ambientes com temperaturas muito altas, como por exemplo, fornos, caldeirões, frigideiras basculantes, fritadeiras,dentre outros: mantém a resistência original, sem oxidar ou formar escamas;
  • A relação resistência/peso propicia peças leves e de pouca espessura;
  • Facilidade de limpeza;
  • Baixa rugosidade;
  • Alta resistência à corrosão, impactos e abrasão;
  • Longa vida útil;
  • Baixa condutividade térmica e elétrica, além de isento de magnetismos.

Limpeza de equipamentos e utensílios em aço inoxidável**

Para se obter a máxima resistência do aço inoxidável à corrosão, para que se mantenha a boa aparência do material e higiene, a correta limpeza é fator primordial. Conforme dados da Acesita , a limpeza de rotina deve ser feita à base de sabão ou detergente neutro e água morna e removedores a base de amônia diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou esponja de nylon. Deve-se enxaguar com bastante água morna e secar com um pano macio para se evitar as manchas. Quando a limpeza de rotina for insuficiente, deve-se aplicar uma mistura à base de gesso ou bicarbonato de sódio diluídos em álcool de uso doméstico para formar uma pasta, aplicando na superfície do aço inoxidável (somente partes externas )com um pano macio ou uma esponja de nylon, evitando esfregar, utilizando movimentos longos e uniformes, e não circulares. Enxaguar e secar da mesma forma da limpeza de rotina. Para sujeiras mais intensas ou manchas mais acentuadas utilizar detergente morno ou removedores caseiros à base de soda cáustica, somente se extremamente necessário, utilizar sapólios.(CATÁLOGO ACESITA, 2000).

FINANCIAMENTOS:Financiamentos